Anúncios

sábado, 31 de março de 2018

Regionalização do Brasil, construindo saberes geográficos

Por Raimundo Bertino
No ano de 1941 teve inicio a regionalização do espaço geográfico Brasileiro, O órgão oficial que fez essa divisão foi Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), baseado na diferenciação de áreas, considerados os aspectos sociais e naturais, assim o Brasil foi regionalizado em 5 regiões Norte, Sul, Nordeste, Sudeste e Centro Oeste, a regionalização também foi considerados, o quadro natural como condicionante,  o processo social como determinante e a rede de comunicação e de lugares como elemento da articulação espacial.
Eu defendo que existe sim  diferenciação de área a parti diferenças nos aspectos naturais (relevo, clima e vegetação), e sociais, econômicos e culturais, há de fato diferenças para divisão do país por regiões.
A diferenciação segundo Hartshorne de áreas é o estudo interconectando dos diferentes  ramos da geografia sistemática, é considerado o passos sucessivos e se  inicia no estudo de complexos de elementos singulares para o estudo do complexo total de uma área particular na geografia regional. Na geografia regional, é o conhecimento do inter-relacionamento de fenômenos que constitui a diferenciação de áreas da superfície terrestre, que é o objetivo central da geografia, deve se particularizar, descrevendo e explicando como esse inter-relacionamento contribui para produzir configurações geográficas em áreas específicas do mundo.
Regionalizar é dividi o espaço geográfico por regiões. A Geografia é a ciências que tem como um dos objetos de estudo a região, essa divisão é definida levando em consideração a de áreas de diferenças e suas semelhanças, os aspectos considerados são paisagens, relevo, organização social, cultural e econômica das diversas áreas. 
Com a necessidade de compreender, certos aspectos sociais, começou-se a levar em consideração as características humanas (atividades econômicas, modo de vida da população...), assim agruparia-se os estados com características semelhantes. Neste ensejo, podemos afirmar que as divisões regionais do Brasil, são baseadas nas características naturais e das relações humanas a partir dos recortes de áreas resultantes de uma historicidade geográfica.
Para a definição e delimitação da região Amazônica foram considerados aspectos naturais que foram determinantes para esta região coberta por arvores e com muito agua rios e muitas chuvas é considerada a maior floresta do mundo.
Quando se regionaliza um determinado espaço geográfico facilita a compreensão desta região, dessa forma facilita a compreensão da região. Por isso entendo que foi acertada a regiozalização do espaço geogarfico Brasileiro.
Referencias Bibliográfica

Governo do Paraná: Divisão Regional do IBGE, disponível em,  http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=348&evento=, data de acesso 30 de março de 2018.

Geografia Regional do Brasil A regionalização do espaço brasileiro, disponível em https://ava.ufpe.br/graduacao/pluginfile.php/63240/mod_resource/content/1/Geografia%20Regional%20do%20Brasil.pdf, data de acesso 30 de março de 2018.


Sem comentários:

Publicar um comentário

Anuncie

Anuncie
Aqui