Anúncios

terça-feira, 14 de março de 2017

Centro Sabiá realiza intercambio sobre gestão de banco de sementes



Por: Jozias Umbelino 

Foto:Raimundo Bertino
Nesta Terça feira, 14 de março de 2017, o Centro Sabiá iniciou a realização de um intercambio com 35 agricultores e agricultoras de vários municípios do Sertão do Pajeú e o Agreste Pernambucano. Este intercâmbio tem o objetivo de discutir a gestão de bancos de sementes, realizar testes de transgenia (para detectar se há vestígios de genes modificados) e promover uma reflexão sobre estratégias que possam contribuir para melhorar a convivência com o semiárido. A atividade está sendo realizada na sede da Associação do Sítio Pará, que fica localizada no município de Triunfo-PB. O intercambio vai ocorrer até a quarta feira (15/03), terminando com o almoço.

Durante o intercâmbio alguns debates foram levantados e vários depoimentos importantes foram registrados: “A Bayern Produz Agrotóxicos, Sementes, e também remédios para humanos, os agricultores e agricultoras precisam ficar atentos e valorizar os conhecimentos populares e trabalhar com a cultura do estoque de agua, alimento, sementes, forragens. Não é uma receita de bolo mas, estes são elementos básicos para conviver com o semiárido ” afirma Raimundo Bertino, Técnico do Centro Sabiá, ainda complementa dizendo que outra estratégias é criar animais de médio e pequeno porte adaptados à nossa região, ter acesso a créditos, a adoção de práticas e tecnologias adaptadas, assessoria técnica de qualidade e acesso a terra, são os aspectos que contribui para a melhoria de vida.  
Foto: Raimundo Bertino
     
A atividade está sendo facilitada pela assessora técnica Gildete de Lima, do Centro Sabiá, que trabalha no Agreste Pernambucano.  A facilitadora está trazendo varias reflexões no campo da gestão dos bancos de sementes, a importância das sementes crioulas para as famílias, e como podemos preservar e multiplicar esses conhecimentos e essas riquezas genéticas das sementes que sempre foram fonte de segurança das famílias agricultoras.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Anuncie

Anuncie
Aqui