Anúncios

terça-feira, 11 de abril de 2017

Sitio Brejinho de Flores inicia construção de uma Geodesica



Por Raimundo Bertino  
"Vou dá o máximo de mim para que essa  geodésica seja construida para mostrar para quem nao acredita que nossa comunidade e nossa juventude que somos capazes" comenta José Calos Jovem liderança do Sitio Brejinho.
O Centro Sabiá fazendo um trabalho na região do Pajeú com a chamada e ATER agroecologia na produção na organização social, na criação animal e também está resinificando, o termo de assessoria técnica e estamos trabalhando conforme a demanda da comunidade e das famílias. 
Em uma das comunidades surgiu à demanda de construir uma sede da associação da comunidade puxada pelos jovens José Carlos e Eduardo Lima lideres do Grupo de Jovens "Juntos Pelo Futuro" da Comunidade de Brejinho. O Centro e está dedicando algumas atividades de construção do conhecimento de 8 horas para construir esta sede da associação, no entanto não é suficiente para construir se alguém quiser contribuir nós procure. 
 A comunidade de Brejinho fica localizada na zona rural de Flores, Pernambuco, a comunidade fica a 13 km de sede, de difícil acesso a comunidade sempre foi esquecida pelo poder publico local, tem 27 famílias e todas são carentes a maioria das famílias moram em casas de taipa. Na comunidade tem uma escola que ensina até o quinto ano, devido a dificuldade de ir para a cidade muitos criança e jovens desistem de continuar os estudos. Das 27 famílias 23 são cadastradas a chamada de ATER Agroecologia. 
Então decidimos fazer uma construção diferente que contribuísse fosse econômica de fácil construção e não agrida a natureza, assim demos inicio a uma biogostrução no formato geodésico, domos geodésicos, também chamados de cúpulas ou abóbadas, podem ser definidos, de forma resumida, como estruturas compostas por uma rede de polígonos, geralmente triângulos, que formam uma esfera, ou parte dela.
 Participaram do inicio da construção homens mulheres e jovens da comunidade, no final fazemos alguns encaminhamentos, a comunidade precisar juntar pedras para terminar a base.  A prima atividade dia 20 de Abril será a próxima atividade para dá continuidade na construção da Bioconstrução, a geodésica tem sete metros diâmetro de.
Segue a baixo algumas informações sobre são e quais suas vantagens Domos geodésicos, A fonte é do site: sustentarqui.com.br/dicas/domos-geodesicos-vantagens/
Eficiência Energética: Por ser uma forma esférica os fluxos de ar são circulares, o que torna mais fácil a climatização, e por ter uma cobertura curva, a superfície que enfrenta o sol é menor, por isso não há grandes variações de temperatura no verão e inverno. Além disso, quando comparado com uma estrutura em forma retangular semelhante, a cúpula tem 30 por cento menos de área de superfície, o que significa uma economia de cerca de 30 por cento para aquecimento ou resfriamento.

Construção rápida e limpa: É uma estrutura relativamente fácil e rápida de construir e transportar, além disso, gera muito menos resíduo que as estruturas tradicionais; – Resistência as intempéries: A estrutura é leve e resistente, capaz de resistir a ventos fortes, terremotos e tormentas de neve. – Vãos livres: Como a estrutura não possui pilares, há mais espaço livre no interior. – Ventilação Natural: Com aberturas bem orientadas, na base, meio e topo, fornece uma excelente mistura do ar e temperatura, e pode funcionar como efeito chaminé. A boa circulação do ar, devido a forma esférica, não permite o estancamento do ar que pode criar proliferação de fungos, bactérias ou umidade. – Redução dos custos iniciais: Por necessitar uma menor quantidade de material empregado, há uma redução dos custos de materiais, e também por ser uma estrutura relativamente fácil de montar, há uma redução também nos custos de mão de obra

Os domos geodésicos são estruturas arquitetônicas existentes desde o início da história da humanidade e podem ser encontrados nos mais diversos tamanhos e construídos com diferentes técnicas e materiais, desde as ocas de madeira e barro feitas por diversos povos tribais em todos os continentes até os grandes domos de aço e concretos presentes em estádios, templos e edifícios governamentais em todo o mundo. 
Confira mais fotos 



Fotos: Raimundo Bertino

Sem comentários:

Enviar um comentário

Anuncie

Anuncie
Aqui