Anúncios

sábado, 1 de abril de 2017

Jovens no Sertão do Pajeú aprendem a construir tecnologia social


Por Raimundo Bertino 
Ontem dia 31 de Março de 2017, a Comissão de Jovens Multiplicadores de Agroecologia CJMA de Flores participaram de um intercambio na comunidade Barreiros no município de Carnaiba Sertão do Pajeú Pernambucano. O intercambio foi realizado pelo Centro Sabiá, estava Presente também Lucimario Almeida técnico do Cecor. o objetivo foi conhecer o agroecossistema  da família da jovem agricultora Maria José, ela e sua são referência na região, tendo várias tecnologias, como bioagua biodigestor, cisternas, viveiro e várias outras tecnologia para a convivência com o semiárido, a família cria pequenos e médios animais, possui uma agrofloresta, assim a família está em um nível de auto-organização e de gestão bastante consolidada, e mais próxima do tripé da agroecologia que é ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justa. 
Foto: Raimundo Bertino
Neste intercambio os jovens da CJMA construíram uma "barragem base zero" A construção das barragens é feita de maneira simples: as pedras são colocadas no chão sem qualquer tipo de escavação ou colocação de argamassa, já que a própria natureza, com o passar do tempo, se encarregará de fazer a sedimentação, ela é construídas e riachos e coretos com o objetivo de contenção do solo que no perdido de chuvas os solos mais férteis vão embora coma agua.  
A juventude a aproveitou e fizeram também a comemoração do aniversário da jovem Maria José, por reconhecerem a importância dela na celebração da vida e por mostra o quanto cada jovem e importante para o bom andamento da mesma.
Foto: Daniela Silva
Maria José é coordenadora do grupo de mulheres de sua comunidade e também faz parte da CJMA. "Maria e sua família já trabalho com a agroecologia há mais de 6 anos, e temos ela hoje como uma referência da juventude no que se refere a produção agroecológica" comentar Gabriel Venâncio jovens agricultor e que também é integrante da CJMA.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Anuncie

Anuncie
Aqui