Anúncios

sexta-feira, 24 de março de 2017

TRIUNFO SEDIA ATO PÚBLICO E SEMINÁRIO NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA


Em virtude da programação da 5ª Semana Mundial da Água, a ADESSU Baixa Verde, o Centro Sabiá e parceiros locais, realizaram nesta quarta-feira, 22 de março, em Triunfo, um Ato Público e um Seminário com o objetivo de debater sobre práticas de conservação e uso consciente da água, além de reivindicar políticas públicas de garantia dos recursos hídricos. 

A partir das 08h, membros da ADESSU Baixa Verde, Centro Sabiá, CECOR, Diaconia, Secretarias Municipais de Triunfo, Prefeitura Municipal, Escolas, Conselho Tutelar, agricultores e agricultoras se reuniram na Praça Carolino Campos, onde foram realizadas apresentações de poemas e repentes pelos estudantes e exposição de cartazes com a temática da água. 

Membros das organizações e do poder público tiveram espaço para suas contribuições. As atividades da manhã foram encerradas com um gesto simbólico pela preservação da água, um abraço coletivo no açude da cidade.

Às 14h, aconteceu no auditório do Lar Santa Elizabeth, o Seminário com o tema A Caatinga Guardiã da Água: “Reaproveite a água que você usa”. O evento teve como palestrante o professor Daniel Duarte, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Instituto Nacional do Semiárido (INSA). 

Em sua palestra, o professor Daniel fez referência ao surgimento da Caatinga ao longo da história da humanidade. E destacou que a natureza independe da ação do homem por ter sua própria transformação natural. Porém a ação

Além de representantes das organizações que estiveram durante o Ato pela manhã, também estiveram no Seminário, o professor Genival Barros, da UFRPE/UAST Serra Talhada, membros do Lar Santa Elizabeth, STR, Casa da Mulher do Nordeste, Fraternidade Nossa Senhora das Graças, Câmara de Vereadores e Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC). 

“No tempo em que a previdência é atacada, direitos trabalhistas negados, toda essa perda, ver um grupo discutindo sobre um tema tão importante é uma esperança. A outra esperança é o apelo da campanha da Fraternidade com o tema Cuidadores do meio ambiente. A 5ª SEMA é um movimento de resistência da agricultura familiar agroecológica que vem se consolidando”, comentou Afonso Cavalcante, representante da Diaconia, Afogados da Ingazeira.

As atividades da Semana da Água foram promovidas por organizações sociais integrantes da Articulação no Semiárido de Pernambuco (ASA-PE), em parceria com diversos segmentos da sociedade civil, entre os dias 20 e 24 de março.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Anuncie

Anuncie
Aqui