Anúncios

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Série "Rústicos" Grupo Racial Graúna



Nesta edição da serie Rústicos, o enfoque será para o grupo racial Graúna, também conhecida por Preta Graúna ou Preta de Corda. Sua origem é o nordeste brasileiro, mas sua ascendência remete, provavelmente, à raça Murciana, trazida da zona árida da região sul da Espanha. Dentre suas características, destaca-se a rusticidade. São animais com peso corporal entre 35 kg e 40 kg e apresentam dupla aptidão, carne e leite.
Milkpoint.com
A Graúna, ao longo do tempo, sofreu uma redução na sua produção de leite, fruto da miscigenação e provavelmente do processo de seleção natural. Manuel Dantas Vilar Filho um preservador de raças de caprinos nativos, infundiu sangue da raça Murciana preta no seu plantel de animais, na fazenda Carnaúba, interior paraibano, para recuperar a aptidão leiteira da Graúna, mantendo as suas características raciais. Com o sucesso obtido, outros criadores passaram a adquirir animais dessa fazenda para melhorar rebanhos leiteiros, no Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
Em pesquisas realizadas recentemente, foi demonstrado cientificamente a resistência térmica e a capacidade produtiva desse grupo racial quando comparada com outras raça nativas (naturalizadas) de reconhecida adaptabilidade às condições semiáridas.

Considerações finais
Os caprinos do grupo genético Graúna são animais altamente adaptados às condições do semiárido do Brasil. Ademais, apresentam potencial para a produção de leite, de carne e de pele. Dessa forma, devem ser preservados e difundidos, pois trata-se de um patrimônio genético valioso para auxiliar a alcançar os objetivos das políticas de Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil, principalmente no semiárido, e enfrentar as mudanças climáticas auferindo produtos de qualidade e lucros aos criadores da região.
Fonte Milkpoint
....................................................................................................................................................
ATENÇÃO!

O Blog Pajeú de Notícias encerra com essa matéria a Primeira série Rústicos. Durante a semana direcionamos cinco reportagens específicas sobre as raças de caprinos mais rústicos e adaptados às condições climáticas do Nordeste.
A próxima semana propomos escrever mais cinco reportagens sobre as raças comerciais de aves mais resistentes e adaptadas à nossa região. Aproveitem a leitura e adquira mais conhecimentos técnicos sobre essa nova temática!!
Veja as outras Matérias da série abaixo

 

Sem comentários:

Publicar um comentário

Anuncie

Anuncie
Aqui