Anúncios

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Jovens se engajam em atividades artísticas e educativas na Noruega

Por Carlos Henrique Silva *
Diaconia
O mês tem sido de agenda cheia para as jovens Bruna Coelho e Taynara Araújo, participantes da edição 2016-2017 do intercâmbio do programa CFC (Comunicação para a Mudança), apoiado pela Ajuda da Igreja Norueguesa (AIN). Além de conviverem com jovens de países como Quênia, Tanzânia, Madagascar e Bangladesh, elas participam de uma campanha sobre justiça climática, em ações como workshop e apresentação de shows e eventos esportivos em toda Noruega, com o objetivo de também sensibilizar a população local sobre a temática.

A chegada ao país iniciou com uma recepção, em que cada grupo de jovens apresentou seus países e suas histórias. Os grupos produzem vídeos curtos e também uma performance cultural com dança e música de cada um dos sete países, bem como a peça “Follow the Money” e uma música com coreografia sobre comércio justo (Ethical Trade).

A concentração acontece na escola FK (Fredskorpset), organização financiadora do CFC e responsável por outros programas de intercâmbio e formação de jovens por um movimento de justiça global. Palestras sobre comunicação, mídia social, direitos humanos e questões de desenvolvimento fazem parte do cronograma.

Para Taynara, o momento é de engajamento e também aprendizado: “Estou realmente encantada em conviver de perto com pessoas de países, culturas e religiões diferentes, e outras pessoas também aprendem com a gente. A troca de experiências nos fortalece muito, e faz a gente desejar concretizar um mundo melhor. Nos animamos porque tem gente sonhadora em todo canto do mundo”, comemora a cearense, recém-formada em História, que ainda compartilha um pouco das experiências em seu canal no Youtube (conheça aqui).

Um bom exemplo dos frutos do intercâmbio é o do jovem Mateus Andrade, participante da edição anterior do programa (confira aqui). Pelo bom desempenho no CFC, Mateus foi contratado para trabalhar durante o ano como monitor, ambientando e orientando o grupo brasileiro nas programações.

A partir de março, os jovens saem às ruas para sensibilizarem a população local na Campanha da Quaresma, levantando de recursos para as ações da AIN em todo o mundo. Depois, também participam de oficinas de construção de campanhas de mobilização para levarem às suas comunidades. O intercâmbio segue até o mês de maio.

Encontros - Com o objetivo de fortalecer os intercâmbios e definir estratégias de execução e aperfeiçoamento do programa, dois encontros acontecem no início de março em Oslo, Noruega. O primeiro será realizado na Escola FK, e reunirá organizações parceiras que desenvolvem vários programas de intercâmbios com juventudes em diversas partes do mundo, entre eles o CFC. O outro evento é o Encontro Anual de Parceiros do CFC, onde serão discutidas questões relacionadas à execução do programa, com espaço para diálogo com as jovens participantes. A assessora político-pedagógica Camila Rago estará representando a Diaconia.

Fonte Diaconia

Sem comentários:

Publicar um comentário

Anuncie

Anuncie
Aqui