Anúncios

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

ASA Pernambuco realiza 1ª Plenária de 2017 em Triunfo


Plenária ASA PE
Nos dias 01 e 02 de fevereiro, representações das 18 organizações sociais que compõem a ASA Pernambuco se reuniram na Sede da ADESSU Baixa Verde em Triunfo, para a Primeira Plenária de 2017. As Plenárias acontecem a cada dois meses.

Durante a manhã do primeiro dia, o assunto em destaque foi o Projeto de Reforma da Previdência, apresentado pelo Governo Federal e que evidência o retrocesso na conquista de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Se aprovado, o projeto determina que a idade mínima para se aposentar será de 65 anos, com pelo menos 25 anos de contribuição à Previdência. Na prática, para receber 100% do valor, o trabalhador precisará contribuir por 49 anos, mesmo que tenha atingido os 65 de idade.

O assessor jurídico da FETAPE, Antonio Filho, apresentou informações esclarecedoras para membros das organizações, para que munidos desses conhecimentos, eles possam levar a discussão sobre o projeto de lei para os agricultores e agricultoras nos diversos espaços de formação.



Ainda no primeiro dia, a Plenária iniciou um debate sobre a representação da ASA em espaços estratégicos de mobilização e reivindicação de direitos da sociedade civil. Ocupar cadeiras e ter voz em espaços como os conselhos, é essencial para estabelecer um diálogo com o poder público.

Partindo dessa linha, as organizações fizeram um olhar sobre cada um dos territórios, com o objetivo de levantar aspectos preocupantes como a redução do abastecimento por meio de Carros Pipa, a escassez de sementes crioulas e algumas plantas da caatinga e a seca que já se prolonga por 6 anos da região. Esse levantamento foi feito para gerar uma sistematização que seria apresentada em Recife, durante reunião do Comitê da Estiagem, no dia 02/02.

O segundo dia foi dedicado ao planejamento das ações da ASA Pernambuco para o ano de 2017. Considerando ações efetivas para dar visibilidade as temáticas da rede. Novamente a campanha contra a Reforma da Previdência foi eleita como umas das prioridades nas ações além da intensificação das estratégias de comunicação.

Atualmente, compõem a ASA-PE as organizações: ADESSU Baixa Verde, Agroflor, Caatinga, Cáritas Regional NE 2, Casa da Mulher do Nordeste, CECOR, Centro Sabiá, Chapada, Coopgel, Diaconia, Diocese de Caruaru, Diocese de Pesqueira, FETAPE, MMTR – NE, Pólo Sindical Submédio São Francisco, Serta, NEPS.


Sem comentários:

Publicar um comentário

Anuncie

Anuncie
Aqui