Anúncios

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Morrinhas em aves essa doença tem cura ? O que fazer ?




Por Raimundo Bertino

A criação de pequenos animais principalmente galinhas é muito comum na região semiárida uma região que chove de forma irregular, as aves são animais extremamente rústicos, e de fácil manuseio, por esses e outros motivos a criação de aves tornou-se bastante uma atividade econômica rentável.                                              
Foto: Raimundo Bertino
 Por outro lado, os conhecimentos de sanidade animal são pouco compartilhados, assim muitas famílias não consegui controlar algumas doenças e acabam no prejuízo, por isso que é importante uma assessoria técnica de qualidade, pois muitas famílias desconhecem alguns tratamentos, e o mais importante algumas desconhece varias formas preventivas de manter os animais saudáveis. A precariedade das instalações, a falta de agua, de créditos para infraestrutura, orientação adequada, pouca terra entre outros fatores torna muitas as fezes inviável a criação animal nesta região e outros fatores que influencia no não sucesso. Sabendo existe técnicas e tecnologias que é possível construir um semiárido viável, social, ambiental e econômico, mais justo.                            
 Não é de agora que os relatos de famílias na zona rural no Sertão do Pajeú de outras regiões vêm reclamando que doenças de aves, um dos sintomas são: que as aves vão dormi aparentemente bem e quando amanhece o dia as aves estão todas as mortas, e não sabe o que doença causa essas mortandades desses animais? Quais outros sintomas dessa doença? Como se dá sua contaminação? E Como fazer o controle? Existe cura? Leia e tire suas duvidas                
 Muitas vezes conhecida como pseudo-peste aviária, pneumoencefalite aviária, desordem respiratório-nervosa, a doença de Newcastle é uma das mais sérias de todas as doenças de galinhas e como toda doença viral não tem cura. Não há tratamento. O que deve ser feito é um controle e prevenção da doença através da vacinação e medidas sanitárias adequadas, como: restrição do acesso de pessoas, aves e seus produtos à granja, evitar o máximo de trazer insumos de fora, e quando percebe que tem algum animal com os sintomas dessa doença isola-lo, também esterilizar o local, mante os coxos sempre limpos e fazem um cronograma de vacinação, contra a Newcastle e de outras doenças, ver na tabela abaixo, na duvida procure um veterinário.  
VACINAÇÃO PARA GALINHA CAPOEIRA
Idade
Doença
Via de aplicação
1 dia (incubatório)
Marek + Gumboro + Bouba (suave)
Subcutânea
7 dias
New Castle (B1) + Bronquite Infecciosa (H120) + Gumboro
Ocular
35 dias
Bouba (forte)
Membrana da asa
35 dias
New Castle (LS) + Bronquite Infecciosa (H52) + Gumboro
Ocular
50 dias
Coriza Infecciosa (Aquosa)
Intramuscular
70 dias
New Castle (LS) + Bronquite Infecciosa (H52) + Gumboro
Ocular
100 dias
Encefalomielite Aviária
Água de bebida
120 dias
Coriza Infecciosa (Oleosa)
Intramuscular
135 dias
New Castle + Gumboro + Bronquite Infecciosa (Tríplice Oleosa)
Intramuscular
Melhores Informações procure o técnico/a que atua na da sua área.

Agora a Newcastle, já se espalhou e é encontrada em populações de aves por todo o mundo, afetando aves de todas as idades. A doença é mais comum nas aves do Sudeste Asiático e da América Central e foi identificada pela primeira vez em 1926, na cidade de Newcastle, na Inglaterra, a doença foi encontrada mais tarde nos Estados Unidos, em 1944.
    Visivelmente pode se observa uma ave afetada, pois podem apresentar perda de apetite, severa desidratação, febre, tosse, espirros, diarréia (normalmente esverdeada), tremores, torcicolo, opistótono, incoordenação motora, e em aves de postura, pode ocorrer queda na produção de ovos.                                                                
       O vírus está presente no ar expirado pelas aves, nas fezes, nos ovos das aves doentes e em toda a carcaça da ave. Portanto, a transmissão se dá por meio da ingestão de água e alimentos contaminados e por aerossóis, leia aqui outras doenças e sintomas de aves, http://www.criargalinha.com.br/sanidade/galinha-caipira/.

   quanto a sanidade animal existe diversas alternativas de tratar os animais, isso torna os aminais mais saudáveis, e baixo custo, sendo uma boa alternativa para os agricultores e agricutoras, um exemplo disso é a cartilha " Fitoterapia Animal " produzida pelo Centro Sabiá, que ensina diveras  acesse o link  a baixo.


Referencias Bibliográficas consultadas
Defesa agropecuária Alagoas, data de acesso 16/01/17 Newcastle site http://www.defesaagropecuaria.al.gov.br/sanidade-animal/new-castle;
Dr. Ênio Marques, Data de acesso 16 de Janeiro de 2017, site saúde animal; http://www.saudeanimal.com.br/2524/fazenda/doenca-de-newcastle-programa-nacional-de-sanidade-avicola;
Como criar galinhas, Data de acesso, 16/01/2017, site, https://comocriargalinha.com/doenca-de-newcastle/;
Data de acesso 16/01/2017, no site healthline http://pt.healthline.com/health/opistotono. 


 Cartilha Fitoterapia Animal




Comente Curta Compartilhe!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Anuncie

Anuncie
Aqui